Avanços e desafios do meio
digital
Ultimamente
as escolas vêm recebendo mais um personagem em seu meio: o computador. Os
alunos o receberam de braços abertos, mas, no entanto os professores ainda
resistem, não porque não simpatizem com esta ferramenta, o problema que muitos
se sentem amedrontados e despreparados para o utilizarem como um meio de
alargarem os horizontes, num aprendizado inovador e prazeroso para o aluno.
Nossas
escolas procuram com muito esforço adequar-se e propiciar tecnologias que
assegurem a inclusão digital desses jovens onde constata-se que a maioria o
utiliza apenas como um lazer. Cabe ao professor contribuir para a mudança de
tal mentalidade direcionando para a construção do processo ensino aprendizagem.
A internet é um vasto mundo, tem tantos pontos
positivos quanto negativos. Desenvolver nos alunos habilidades de pesquisa
diante dessa amplitude que se descortina é um dos grandes desafios do
professor. É momento de juntos, professor e alunos se ajudarem, pois não estamos
acostumados com a leitura nos meios digitais. A facilidade de, digitando duas
ou três palavras no serviço de busca, encontrar múltiplas respostas no mínimo é
fascinante.
Em
um livro, a leitura é linear, já nesse meio digital temos a possibilidade de
num clique abrirmos links onde se
abrirá um leque de diversidades que muitas vezes não tem nada a ver com o texto
inicial. Esse texto em que se agregam as mais variadas linguagens é um campo
fértil de construção e conhecimentos. É um espetáculo de imagens, multimídias,
softwares de onde o aluno poderá vivenciar experiências empolgantes e
inesquecíveis contribuindo para o seu sucesso na escola.
O
contato com essas novas de ler resulta em mais leitores e consequentemente um
aumento de escritores e novamente a figura do professor se faz mais do que
necessária para mediar e condensar toda
essa informação. Portanto é preciso ter claro os objetivos que se quer alcançar
para não perdermos o foco.
Neste
mundo globalizado, já não é possível a sociedade caminhar sem o uso das novas
tecnologias, pois o conhecimento está a um clique de distância. As escolas
precisam incorporar-se a tecnologia ajudando a formar cidadãos capazes de
usufruir essa nova ordem mundial.
Para o professor é como se estivesse
reiniciando o aprender a ensinar com um novo recurso que não fazia parte do seu
fazer pedagógico mas que trata-se de uma realidade irreversível. O professor
ainda é o centro e o sujeito que irá maestrar essa nova forma de ensinar, e por
quê não de aprender?

Autora:
Rosita H S Pereira
Pedagoga
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